domingo, 17 de agosto de 2014

Já ouviu falar de Nasrudin?

     
     Um personagem pouco conhecido no Brasil - imerecidamente, devo ressaltar - e grandemente admirado por mim. Nasrudin. Já ouviu falar? Não? Então convido-te a me acompanhar.
     Tenho grande prazer em apresentá-lo a vocês. Ele é incrível. O conheci em 2010 através de "O Turbante da Sabedoria e outras histórias de Nasrudin" (obra de Ilan Brenman) e o reencontrei na obra de Fernando Alves, "Contos Mágicos Persas".





      Ele é um mestre sufi* bastante esperto e astuto. O que mais me fascina nele é o modo como resolve seus problemas - consegue se sair bem em qualquer situação. E, através de contos, ele passa seus ensinamentos com sua estranha lógica e com muito humor. Este é Nasrudin. Não se sabe se existiu mesmo ou se é só fruto da imaginação persa.

*sufi: saiba mais sobre o sufismo no site:http://www.universomistico.org/s/conhecimento/sufismo.html

      Chega de lenga-lenga. Leia um de seus contos (vale a pena ler):

      A Justiça ou o Dinheiro?

      Certo dia, um juiz perguntou ao mestre Nasrudin:
      - Mestre, se tivesse que escolher entre a justiça e o dinheiro, o que você escolheria?
      - O dinheiro, é claro - respondeu Nasrudin, sem pestanejar.
      - O quê?! - disse o juiz. - Pois eu escolheria a justiça sem pensar duas vezes!! A justiça não é fácil de ser encontrada. Quanto ao dinheiro, este não é tão raro assim. Podemos encontrá-lo por aí sem grandes dificuldades. Estou sinceramente espantado com a sua opção, mestre Nasrudin. Não o julgava capaz de tamanha ambição, sendo um mestre!
      - Meritíssimo, cada um deseja aquilo que mais lhe falta! - respondeu tranquilamente o mestre Nasrudin. 


                                                                               - por Acilégna


   Gostou da postagem? Curta nossa página no facebook: leReler

Nenhum comentário:

Postar um comentário