sexta-feira, 7 de março de 2014

Resenha: É Tarde para Saber

   
     Quando postei a resenha de A Culpa é das Estrelas, que aliás foi a primeira postagem do leReler (confira aqui), recebi uma indicação pelos comentários. A leitora Michelli Linhares de Bastos me recomendou o livro É Tarde para Saber, de Josué Guimarães. Como já tinha lido duas obras dele (A Casa das Quatro Luas e Xerloque da Silva em: os ladrões da meia-noite) e gostei, fui à procura do tal livro. Felizmente descobri que minha tia Angela, também leitora do blog, tinha o livro e pedi emprestado a ela. E então cá estou eu fazendo a resenha.



     É Tarde para Saber se passa no Brasil da década de 70, em plena ditadura. Conta a história de dois jovens apaixonados (Mariana e Cássio) que mantêm um relacionamento difícil devido às diferenças, uma vez que Mariana é uma moça rica que tem todo o tipo de luxo e Cássio é um garoto pobre e maltrapilho.
    O problema é que o pai da moça nunca aceitaria o seu romance com um qualquer. E o pior é que de Cássio ela não sabe nada, nem ao certo o seu nome.
    Sendo assim, os dois decidem manter o namoro em segredo. Chegam até a planejar um sistema de sinais para combinarem seus encontros. Cássio cria um sinal para cada ocasião, incluindo um que significa que não haverá mais encontros. Isso deixa Mariana agoniada, pois ao criar esse sinal, ele deixa claro que há a possibilidade de nunca mais se verem.
     Com tudo isso, Mariana fica a cada dia mais desesperada por tê-lo perto de si. Mas Cássio continua sendo um mistério para ela.
     Bom, este é um livro curto e dinâmico, porém intenso. Eu gostei muito. E, como a Michelli o indicou a mim, eu o indico a vocês, leitores: fica a dica!
                                                               
                                                                       - por Acilégna

Um comentário:

  1. Em momentos de dificuldades, muitas pessoas buscam uma realidade alternativa, construindo um novo contexto para que consiga suportar. Os filmes "A vida é bela" e "Labirinto do fauno" são ótimos exemplos dessa tentativa de fugirmos do desespero. Para mim, o personagem Cássio vive com Mariana uma fuga de sua realidade dura em meio à ditadura militar. De outro lado, Mariana vive uma paixão capaz de tirá-la de sua rotina de vida burguesa.
    A questão da espera me toca. A espera pelos sinais é a mesma espera que vivemos quando esperamos um telefonema, um sms, uma conversa no Face. Tem espera mais doce e torturante do que a espera de amor?
    E no fim, aquele grande questionamento: "valeu a pena?". Viver uma grande mentira vale a pena? O que é maior: os momentos de felicidade vividos ou a decepção?
    Já que fiz a indicação de "É tarde para saber", vou fazer uma nova indicação: "O primo Basílio", de Eça de Queiroz. O autor dispensa qualquer apresentação e a obra é um clássico do Realismo português.

    ResponderExcluir