segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Resenha: 1984


Eu nunca tive vontade de ler 1984, pois não me chamava muita atenção. Foi só quando a Acilégna me indicou que resolvi lê-lo. Porque, segundo ela, era muito bom.
    No início achei meio cansativo, mas depois comecei a gostar. A partir daí não consegui parar. Adorei o livro, principalmente o final que me surpreendeu bastante.



    No livro o mundo é dividido em três blocos: Eurásia, Lestásia e Oceania, que vivem alternando entre guerras e alianças. A história se passa na Oceania, que é comandada pelo Partido e pelo Grande Irmão, que ninguém nunca viu mas que “está sempre de olho em você”.
    Todos vivem em um sistema totalitário, onde as pessoas não tem mais liberdade de pensar nem de agir. Onde cada movimento é vigiado pelas teletelas, câmeras que observam as pessoas, para que não façam nada além de trabalhar.
    O personagem principal é Winston Smith, um homem comum de 39 anos que trabalha no Ministério da Verdade, reescrevendo as notícias para que tudo fique a favor do governo. Winston não entende porquê o partido age dessa maneira, só sabe que está cada vez mais difícil esconder seu ódio por eles. Ele acha que pode mudar as coisas buscando ajuda com os proles, pessoas insignificantes que estão abaixo de todos, mas que não se importam com o governo. Mas não consegue nada. Ele busca distração em um relacionamento secreto e escrevendo em seu diário, achando que ninguém descobriria. Mas ele estava errado, eles sempre descobrem.

                                                                                 - por Ailáhtan

3 comentários:

  1. Tem uma adaptação cinematográfica desse romance, produção inglesa com direção de Michael Radford, gravada justamente em 1984!!!

    Bem, não é aquele filme pra se curtir no sábado à noite com a (o) namorada (o)... Mas como muitas vezes nem sempre a (o) namorada é a (o) ideal prum sábado à noite, vale a pena conferir o tal longa de um jeito ou de outro!!!

    Na blogosfera a gente consegue pirateá-lo!!!!

    P.S.:
    Acilégna, agora fica faltando a tua resenha da "Revolução dos Bichos"...
    Lembro que, em fevereiro de 2011, vosmecê lia tal fábula em meio ao calorão e ao retorno às aulas...

    Bjo do Vento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, bem lembrado! Mas pra fazer uma resenha... só relendo-o mesmo ;p
      - Acilégna

      Excluir
    2. Hehe!

      Bueno, esse tb tem versão pro cinema: um longa bacaninha; e uma animação mais bacaninha ainda!

      Valeuuuuuu!

      Excluir