terça-feira, 25 de março de 2014

Como apresentar o mundo da leitura às crianças


Ilustração feita por Bruna Vargas (seguidora do blog).

     Este é o desafio de muitas mães: fazer com que seus filhos leiam. Pode ser uma tarefa difícil, dependendo da criança - há algumas que se apegam à leitura facilmente, outras que apresentam certa resistência. Porém, eu acredito que todos gostem de ler, só há alguns que não perceberam isso ainda. O que é ruim, pois é fundamental a prática da leitura desde a infância (estudos comprovam que uma criança de 8 anos que recebeu o estímulo para ler domina cerca de 12000 palavras - três vezes mais que outra sem o mesmo incentivo).
     Bom, vamos à questão: "Como apresentar o mundo da leitura às crianças?". Antes de tudo: nunca obrigue uma criança a ler, pois assim a leitura será vista como uma obrigação e não como um prazer. O melhor jeito de começar é dando o exemplo, ou seja, lendo. Isso porque as crianças se espelham nos mais velhos, principalmente nos seus pais. 
     Também é importante que os pais leiam para seus filhos, pois desta maneira as crianças se interessam pelas histórias contadas e surge a vontade de aprender a ler. E, quando aprenderem a ler, nada deve ser precipitado. O melhor é começar com gibis e depois avançar para livros curtos e ilustrados, por exemplo. É bom também deixar que a criança faça seu tempo, pois como eu disse antes, há algumas que demoram mais para se apegar à leitura.
     E até mesmo depois que os pequenos adquirirem gosto pela leitura, é bom tomar cuidado. É melhor dar certa liberdade a eles, deixar que escolham o que querem ler (se for apropriado, é claro). Isso é fundamental pois nem todas as pessoas gostam do mesmo tipo de leitura. E esse é o motivo pelo qual muitos não descobriram ainda que gostam de ler: simplesmente não encontraram o livro certo!
     Resumindo: nunca obrigue uma criança a ler, dê o exemplo, leia para ela, deixe-a fazer seu tempo, dê liberdade à criança. Leitura é fundamental. 

   
   
     Equipe leReler:                                            

     Hoje o blog completa o seu 5º mês!!! Parabéns pra nós :D Heheheheh
     Falando sério, queríamos agradecer o apoio dos leitores e, principalmente, dos amigos. Sem eles não teríamos chegado até aqui. No início, pensávamos que o leReler não duraria um mês... e aqui estamos. Mas nós queremos muito mais! Queremos um contato maior com o público e, por isso, criamos uma página no "face". Contamos com a ajuda de todos. Muuuuuuito obrigado!
     Visitem a nossa page
     https://www.facebook.com/pages/leReler/430368543761470?ref=ts&fref=ts

                                                                   - por Acilégna 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário