sexta-feira, 22 de novembro de 2013

      Como todos já sabem, a Mônica cresceu e amadureceu. Mas isso já faz algum tempo. A novidade agora é o Chico Bento Moço.

O Chico também cresceu! 


   

      Desde o fim de 2008, quando a Turma da Mônica teve sua versão jovem, os fãs se perguntavam pelo Chico. Sendo assim, o Maurício (criador da Turminha) decidiu dar uma resposta:

      " 'Cadê o Chico Bento Jovem?' me perguntam....
      Mas porque ele teria que se apresentar com a Turminha desta revista? Está tão bem lá na roça dele, com os pais, os amiguinhos, os animais, na calma vidinha do interior. Qualidade de vida está ali. A água ainda é pura no ribeirão que passa nos fundos da propriedade dos Bento, as frutas que o Chico e a família consomem são colhidas frescas, sem agrotóxicos. As verduras também. Os animais são saudáveis. O pai do Chico e a vizinhança cuidam bem das matas ciliares. Escolhem locais adequados para plantar, para construir. Sabem evitar a erosão. A pororoca. Os adultos trabalham de sol a sol, mas quando terminam a lida na terra, na lavoura, têm um lar tranquilo para onde retornar. As crianças andam bastante para chegar à escolinha, mas, quando chegam, encontram ali uma professora dedicada, carinhosa, bem preparada, a indicar os caminhos da cultura, da educação. E a caminhada para a escola, na ida e na volta, além de bom exercício físico, serve para mostrar, todo dia, as maravilhas da natureza que os cerca. Desde as grandes árvores copadas para a sombra até as carregadinhas de frutos maduros para as delícias do cheiro e do sabor. Nos fins de semana, uma festa na vila, uma quermesse, um baile tocado a sanfona e zabumba, o culto, preenchem as horas alegres da folga. E a vida segue numa rotina anunciada e feliz. Por que mudar? Por que apressar a saída do Chico Bento desse quadro que conhecemos há tanto tempo? A não ser que... Algo ameace esse pedaço de Sertão. Algo tipo... O descuido com a água, com as matas, com as montanhas, com a forma e os locais das construções, com a educação, com o esquecimento dos valores morais, o abandono das tradições, o desamor à terra... Daí, sim, a Turma do Chico teria que reagir... E talvez abandonar o pedaço de chão que conhecemos e amamos.
      ...
      Não é o que queremos... Nem agora nem quando o Chico crescer e tornar-se um jovem de 15 anos. Talvez esteja aí um sinal do que devemos planejar para o Chico, para a Rosinha, para a turminha da roça. Uma série de histórias que mostre a possibilidade da manutenção do jovem na sua própria terra, mantendo suas raízes e usufruindo dos avanços da ciência, da tecnologia, do conhecimento... E do amor ao planeta. Crescendo e prosperando na terra e com a terra. É o que o meu coração começa a planejar para o futuro do meu filho... Chico Bento."

                             (Fala, Maurício - Edição 10 da Turma da Mônica Jovem, maio de 2009)

      Essa sua resposta deixou os fãs indignados. O Maurício falou, falou, e não disse nada. 
      Agora, depois de mais de 4 anos, tudo faz sentido... O Chico também cresceu, mas vive em outra realidade. Enquanto a Mônica e sua turma estão aproveitando ao máximo seus 15 anos, o pessoal da roça já está a caminho da faculdade. Como disse o Maurício: "Aqui, a coisa muda de figura. O Chico e seus amigos, já taludos, vão buscar estudo e oportunidades em outras bandas. Com muita coisa pra aprenderem... e se espantarem".
      E foi em agosto desse ano que a primeira edição do Chico Bento Moço saiu nas bancas. Eu, como fã, já adquiri a minha. Porém, não vou poder acompanhar, apesar de ter ficado com muita vontade de ler a próxima. Pra quem quiser, aconselho a comprar na ordem de edição, pois é uma continuidade. 

                                                                     - por Acilégna
         

2 comentários:

  1. Acilégna querida,

    se a mesada for curta pra acompanhar o Chico Moço nas bancas, lembre-se do bom e velho Barba Ruiva e... VIVA A PIRATARIA! hehe.

    Com certeza, mais cedo ou mais tarde, a HQ/Mangá pinta escaneada na rede.
    Muitos conhecidos meus assim leem o Naruto; a TMJ etc etc.

    Quando tinha sua idade, ou até um pouco menos, colecionava a HQ do Spawn.
    Como a internet ainda engatinhava no Brasil, e por vezes a mesada não dava conta, eu e meu parceiro revezávamos: num mês, ele comprava o gibi (com o troco do pão!), noutro mês, eu (com o troco do cigarro do pai!). heheh.

    Então...
    Boa leitura!!!!

    ResponderExcluir